Tratamentos conservadores

Medicações

Vários tipos de medicações podem ser utilizados no tratamento dos problemas da coluna. A escolha de qual ou quais as medicações são mais adequadas para cada caso depende do tipo de dor, da intensidade dos sintomas, dos efeitos colaterais, e das limitações ou contra-indicações para cada paciente.

A fisioterapia engloba uma série de técnicas de tratamento, todas baseados na aplicação de meios físicos para recuperação do paciente, com ou sem a utilização de aparelhos, incluindo desde a aplicação de calor, até técnicas especiais de exercício para reforço da musculatura. O tipo de tratamento mais adequado é prescrito pelo fisioterapeuta, com base nos problemas e necessidades do paciente e nas informações prestadas pelo médico.
A colocação das agulhas em pontos específicos faz com que o corpo produza e libere algumas substâncias naturais que ajudam a controlar a dor.

Isso é especialmente útil em casos de dores originadas nos músculos e tendões, nas contraturas, e em vários tipos de dores crônicas. A colocação das agulhas pode ser associada a estimulação com eletroterapia que utiliza aparelhos de correntes estimuladoras que provocam reações fisiológicas no organismo, induzindo o sistema imunológico a combater o processo inflamatório presente, tornando o tratamento mais eficaz, sendo um recurso muito eficiente para alívio da dor.
Pilates é um método de tonificação muscular, realinhamento postural e alongamento corporal que integra corpo e mente. As aulas de Pilates caracterizam-se pela utilização de acessórios, como bolas, tubos, rolos, discos e outros.
É um método fisioterapêutico que trata as desarmonias do corpo, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente. Foi criado na França, em 1981, por Philippe Souchard, após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica. O método de RPG não visa apenas atender aos pacientes que estejam com dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.
Desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Bernard Redondo, é uma ginástica postural global que usa posturas com um trabalho muscular intenso de contração isométrica combinada com alongamentos e um eficiente controle respiratório. O iso-stretching age no tratamento e prevenção das patologias crônicas da coluna, e na aquisição de uma boa forma física.

Tratamentos cirúrgicos

Descompressão das estruturas nervosas

O tratamento varia conforme o caso. Alguns não necessitam de cirurgia e tem seu tratamento a base de medicamentos e programa fisioterápico, ou seja, uma reabilitação completa da coluna lombar. Já outros são de tratamento cirúrgico, pois levam a danos neurológicos e dor limitante.

A vertebroplastia percutânea é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que consiste na introdução de cimento ósseo ortopédico nas vértebras lesionadas, geralmente por fraturas causadas por osteoporose ou tumores como o Mieloma Múltiplo. Iniciada na década de 90 e aplicada no Brasil desde 1997, o procedimento é realizado de forma ambulatorial ou com internação mínima, muitas vezes sob anestesia local assistida por anestesista. É especialmente indicado para pacientes idosos com patologias clínicas associadas. A dor melhora significativamente em até 95% dos pacientes, variando conforme a patologia e o estado ósseo geral do paciente.

A cirurgia minimamente invasiva, com incisões mínimas e impacto reduzido nos tecidos, é uma prática avançada globalmente, notadamente na cirurgia da coluna. Essa abordagem oferece benefícios superiores às cirurgias tradicionais, como menor tempo de hospitalização e complicações reduzidas, acelerando a recuperação. No entanto, no Brasil, a técnica ainda não está amplamente difundida, havendo poucos cirurgiões capacitados. As opções incluem procedimentos paliativos, como injeções espinhais, e intervenções cirúrgicas mais abrangentes para tratar definitivamente problemas que causam dor e restrição física.
× WhatsApp